Quarto dia na Provence: Gorges du Verdon

Desde 2006 quando vi as fotos do canyon pela primeira vez no blog do jorge ( Giramundo) não tirei mais isso da minha cabeça…e meu marido, parentes e amigos sabem que quando coloco uma coisa na cabeça…ai ai ai, ninguém tira, ninguém mesmo!!!

Eu já sabia que ele ficava longe de tudo e que teríamos que reservar um dia todo pra conhecê-lo com calma…os outros integrantes da aventura, não estavam muito afim…mas eles sabiam que a pentelha aqui não ia desistir nunca!!!

Resolvemos logo na saída de Aix passar em um Carrefour e comprar algumas delícias fresquinhas para fazer um piquenique…com nossas eco-bags repletas de queijos, baguettes e frutas vermelhas seguimos nosso longo caminho até a Gorges du Verdon.  De Aix até lá, são cerca de 170 km, trajeto esse percorrido em quase duas horas e meia, isso porque quando estamos chegando no parque a estrada se torna um incrível e sinuoso desfiladeiro, ou seja, pedras de uma lado e o precipício do outro…emocionante!!!

Lindo, mas perigoso...

Este canyon tem de 250 a 7oom de profundidade em alguns locais e  28 km de comprimento. O vale com montanhas rochosas desenhado a partir do curso do rio Verdon é um cenário dos deuses!!!

Durante todo o percurso, você encontrará alguns e poucos acostamento para apreciar a paisagem!!! No verão é muito comum a prática de esportes náuticos como rafting e canoagem. Além dos corajosos e bem preparados ciclistas!!!

Rio Verdon

No final do vale, o rio Verdon forma um lago artificial com o azul mais turquesa que já vi!!! E era lá que queríamos chegar para fazer nosso piquenique e relaxar…

Lac de Sainte Croix - aí vamos nós!!!

Bom, até chegar no lago fui rezando o terço, Ave- Maria, Pai Nosso…meu marido é um ótimo motorista, mas ele estava vivendo o sonho naquele desfiladeiro…só faltava a Ferrari pro sonho dele ser perfeito, sabe?!  Isso porque ele melhorou muito nesses 1o anos me aturando, ops, me amando…hehehehe. Brincadeiras a parte, a vista é incrível mas é preciso dirigir com cautela…tem algumas curvas que só um carro passa, então imaginem…mas foi tudo em paz!!!

Lac de Sainte Croix com o azul mais perfeito!!

Chegamos na margem do lago, estacionamos o carro e  procuramos uma sombra pra fazermos nosso tão esperado piquenique. Uma curiosidade: se você acha que brasileiro é o único povo que prepara o frango assado com farofa e leva pra praia só pra passar o dia, você está enganado!!!  A galera leva refeições inteiras em isopor…vi uma família comendo uma espécie de carne com risoto e maionese…depois eles deitavam na sombra e dormiam, tudo isso em trajes de praia, lindooooo! hahahaha!

Mas o lance todo é que eu queria mais…eu não estava satisfeita só com as fotos da ponte…eu queria chegar mais perto do Canyon…aí tive a brilhante idéia de alugar um pedalinho e não é que o marido adorou a idéia!!!

Meus pais ficaram relaxando na sombra e lá fomos nós, eu e o marido sem trajes de praia ( um conforto só!) com a filmadora e minha tão querida Canon em mãos…medo!!! E sim, essa era a primeira vez que me aventurava em pedalinhos…

Primeira aventura em pedalinhos...

No início estava ótimo…força e energia total fazendo paradas estratégicas para um clique e outro…e fomos em frente e era só alegria…chegamos bem pertinho das pedras que tinham uma luz linda conforme a luz do sol refletia…de algumas pedras saiam pequenas nascentes, tudo muito especial ( e sempre pedalando com cautela pra proteger a máquina e a filmadora!).

Paisagem incrível!

Já tinha dado quase 1 hora de passeio quando chegamos ao final do lago, agora bora voltar né?! Pois é…o vento estava contra nós…tudo que a gente pedalava, o vento empurrava pra trás…e no meio de tudo isso, eu consegui ser picada por uma abelha preta…são tantas emoções!!!

Voltando...pedalando contra o vento...uhuuuu!

Não foi fácil retornar…mas tínhamos que retornar, não é mesmo?! Nem que demorássemos 3 horas…hehehe! Reunimos todas nossas forças ( as que restavam) canalizamos para as pernas e bora…depois da metade do caminho, o vento parou de nos empurrar, aí tudo ficou mais fácil!!!  E claro, que faria tudo de novo, menos a parte da abelha…

Minha mãe já tinha cochilado debaixo da árvore e meu pai, enquanto cruzávamos a ponte, estava lá em cima tirando algumas fotos que ficaram hilárias…hehehe!

Devolvemos nosso pedalinho e fomos buscar nosso carro no estacionamento…na verdade, nem queríamos ir embora…mas estávamos morrendo de sede, e lá não se vende nadinha!!! Ainda fizemos uma pausa em um acostamento para tirar essa última foto:

Rio Verdon

Voltando, paramos no primeiro restaurante que encontramos na beira da estrada…pra nossa supresa, o dono estava jantando com sua família e era claro que não esperavam ninguém, nenhum turista naquele momento…mas ele foi muito atencioso, nos recebeu mesmo assim e disse que poderia nos servir somente coisas prontas…nem pensamos duas vezes na hora de pedir taças enormes de sorvete!!! Hummmm, muito bom!!!

Aproveitei pra tirar algumas fotos no canteiro de lavanda, ao lado da minha mesa, uma delas é esta aqui:

Borboleta com disfarce de joaninha!!! Linda!!!

E foi assim que terminou nosso penúltimo dia na Provença…com direito a muitas emoções e sonhos realizados…

E depois de ter sido picada por uma abelha, a natureza me retribuiu com essa ilustre visita retratada acima. E eu só tenho que agradecer!!!

Anúncios

~ por Adriana em 24/02/2010.

20 Respostas to “Quarto dia na Provence: Gorges du Verdon”

  1. Lindo, lindo. Minha sogra quase ficou nessa estrada. Acho que nem abriu os olhos. Também adoramos. Keep walking, Adriana.

  2. Oi Adriana,
    Claro que lembro de você! E agora vendo o seu blog fiquei muito feliz de saber que as minhas dicas lhe ajudaram um pouquinho na sua viagem. Caso decida voltar à Provence, nao hesite e me escreva de novo. Vai ser um prazer! Agora, aproveito para lhe pedir duas coisinhas:
    – como é que você coloca o seu nome nas fotos? Me ensina?
    – se quiser publicar os seus posts sobre a Provence no meu blog eles serao muito bem-vindos!
    Beijocas e até breve!

    • Oiiii Ana, que bom!!! E eu, mais uma vez, somente agradeço!!!
      Claro que te ensino a colocar a marca d´água, mas é necessário ter Photoshop…
      Vou mandar um passo a passo no seu e-mail…mesmo tendo me formado em fotografia ano passado, ainda estou engatinhando no photoshop…no começo é complicadinho, mas depois…é muito divertido escolher a fonte e tudo mais pra colocar nas fotos.
      Como eu faço pra publicar os posts lá??? Ana, tô aprendendo tudo do universo dos blogs!!! hehehe
      beijosssssss

  3. Oi Adriana, parabéns pelo blog. As fotos estão lindas! Em junho embarcamos nesse sonho e estou montando o roteiro, em meio a tantas e tantas opções deslumbrantes. Vc poderia compartilhar mais algumas informações conosco?
    a) Quais os hotéis que vocês ficaram na Provence?
    b) Enquanto o post do quinto dia não chega… vocês voltaram para Aix ou dormiram em alguma cidade próxima as Gorges?
    c) Nós seguiremos até Nice. A estrada, apesar de tantas curvas, chega a ser perigosa?

    Vou reler os seus posts com calma!
    Obrigada,
    Manuela

    • Olá Manuela, seja muito bem vinda!!! E esse é apenas o começo…tem muita coisa pra postar ainda!!!
      Nossa, vcs irão no período ideal com menos turistas e muita muita muita lavanda!!! Que delícia!!!
      Nós resolvemos montar um QG, um ponto estratégico, em apenas um hotel para evitarmos ficar arrumando mala toda hora…ficamos próximos a Aix ( 10 min. do centro da cidade.). Optamos por um Novotel que já conhecemos o padrão, e que tem um quartos bem espaçosos com cofre e frigobar…Sem contar que o estacionamento era gratuito. Esse é o novotel que optamos: http://www.accorhotels.com/pt/hotel-0393-novotel-aix-en-provence-beaumanoir-les-3-sautets/index.shtml
      Mas minhas primeiras opções eram hotéis de charme nos vilarejos, dê uma olhadinha porque são encantadores…quando voltar, quero ficar em um deles ( quando fomos, ambos já estavam lotados). São esses os links:
      http://www.benvengudo.com/flash_movies/en_index.html
      http://www.bed-breakfast-gordes.com/b&b/index.php?newlang=english
      O primeiro é em Le baux e o segundo em Gordes, ambos muito especiais!!!
      Quanto as estradas…a que requer mais atenção é o caminho para Gorges du Verdon…agora como irão para Nice, pegarão auto estradas, tudo será mais calmo, não se preocupe!!!
      Ah e em nosso último dia, saimos cedo para passar boa parte do dia no centro alegre de Aix…semana que vem, prometo que o post já estará por aqui!! hehe
      Espero tê-la ajudado, não hesite em tirar suas dúvidas, viu?!
      beijos,
      Adri.

  4. Oi Adriana,
    Obrigada! Vou ficar esperando o mail com as dicas. Tenho o photoshop, mas quase nao uso, alias, preciso treinar um pouquinho…Quanto aos textos (e fotos) é so me mandar por mail os que quiser que publique no “Persa”. Vou publica-los com um link para o “Carrossel” e lhe dar todos os créditos, evidentemente! Fico aguardando o mail. Beijos grandes e até breve!

  5. Adriana, que paisagens deslumbrantes ! Amo lavandas 😉 Vi muitos campos de girassóis no Vale du Loire. Tenho muuuita vontade de fazer a Provence 🙂
    Parabéns, os posts estão lindos, inspiram uma viagem 🙂

  6. Menina, parece a Grécia!!!!! Que azul linnnnndooo!!!
    Adorei o blog!!

  7. Oi Dri,
    O texto e as fotos foram publicadas. Da uma olhada quando tiver um tempinho e me diz o que achou. Beijocas!

  8. Estamos programando uma viagem para a Provence em julho, gostaria que você falasse mais sobre os campos de lavanda…

  9. Oi Adriana, como falta só um mês para minha viagem, chegou a hora de começar a reler os blogs e as muitas dicas. Decidimos ficar em Beaune (perto de Dijon) e depois em Gordes como ponto principal para explorar a Provence. Isso porque ainda falta organizar várias coisinhas, como pernoitar ou não em Moustiers-Ste-Marie (Gorges du Verdon), achar um hotel decente em Nice, já que estão todos lotados… ufa… Li num dos seus primeiros posts que vocês alugaram o carro pela Avis. Vamos alugar em Paris, fiquei em dúvida entre a Hertz e a Avis. Que critéiros vocês usaram para decidir? bjs

    • Olá Manuela, td bem?! Imagino a sua ansiedade…que delícia!!!
      Olha quanto a hotel em Nice…acabei de voltar de viagem e ficamos em um hotel que é da rede Accor, All Seasons Nice Vieux Port. Ele é um hotel simples, mas com tudo em ordem…o quarto é bem espaçoso, com sofá para colocarmos as malas…o staff é bem simpático e o café da manhã já está incluso na diária! A localização também é muito boa e o preço é ótimo! Chegamos a pagar com antecedência, 65 euros a diária. Mas lá precisamos ficar um dia a mais e pagamos 115, que é tarifa balcão.
      Quanto a Avis…alugamos o carro aqui no Brasil através da empresa Mobility que cota todas as locadoras. Escolhemos a Avis pois naquele momento o preço estava melhor que a Hertz, só por isso! E o atendimento deles foi muito bom tb…
      Que bom que ficará em Gordes, aquele vilarejo é um dos meus favoritos e da próxima vez, quero ficar lá tb!!! hehehe
      Quanto a pernoitar em Moustiers, acho bem especial…
      Boa viagem, Manuela!!! Qualquer dúvida, conte comigo!!! E depois volta aqui pra me contar tudo hein?!
      beijos,
      Adri.

  10. Oi Dri, mais uma vez obrigada. Você voltou agora em abril? Menina, o problema em Nice é que eu ainda cismei que quero ficar com “face à la mer”. Ontem decidimos por ficar em um hotel na orla da vizinha Cagnes sur Mer, 8km distante de Nice e mais tranquila. Esqueci de perguntar só mais uma coisinha, pode ser? Vocês alugaram em Paris? Estou muito na dúvida se saímos dirigindo de Paris até Dijon, ou pegamos o TGV e alugamos o carro lá (o que vai gerar um vai e vem maior). Bjs

  11. Acho que irá aproveitar muito ficando em um vilarejo…claro, que entendo que isso é muito pessoal, mas para mim, quanto menor e menos pessoas, mais romântico ele se torna!!!
    Adorei a expressão “face a la mer”! hehehehe
    Manuela, vc está certíssima em fazer o que sempre sonhou!!!
    Claro que as vezes nem tudo é exatamente como esperávamos…mas tb podemos ter muitas supresas maravilhosas pelo caminho! O melhor jeito é tentar levar tudo numa boa e aproveitar o que está ao nosso alcance não é mesmo?
    Quanto ao carro…chegamos por Marselha e retiramos nosso querido Citroen na Avis do aeroporto mesmo…depois só rodamos poucos kms para chegarmos ao nosso QG que ficava em Aix en Provence.
    Olha o TGV é uma delícia, muito confortável, se pegarem bons preços, aproveitem porque é uma ótima maneira para relaxarem da correria!!!
    Normalmente, a maioria das grandes estações ferroviárias conta com os escritórios da Avis, Hertz e Europcar…
    Vc pode dar uma olhadinha e fazer uma pesquisa no site das próprias empresas, simulando local de entrega como data e horário…
    Manuela, boa sorte!!! QQ coisa, tô por aqui!
    beijos,
    Adri.

  12. Ah e tentem fazer uma pesquisa no google maps mesmo, traçando rotas e verificando pedágios para ver o que é mais viável! E tentem já fechar o carro por aqui, assim vcs irão com mais tranquilidade…
    Sabe aquela coisa de tentar controlar tudo…eu sou assim, só me sinto segura, tendo tudo nas minhas mãos! hehehe
    Mas se optarem por fazer tudo lá…acredito que não haverá problemas não!!!
    Só vi um caos acontecendo nesse setor quando fomos entregar nosso carro em Nice nessa última viagem ( pela Hertz! ) devido a erupção do vulcão e tudo mais!
    Mas pra gente, que só estava devolvendo e iríamos pegar o trem para Paris, foi tranquilo!
    Espero ter ajudado, viu?
    beijinhos
    Dri.

  13. Oi Dri,

    Vou para Provence no prox dia 21 de julho e sou como vc, qdo ponho uma coisa na cabeça tenho que fazer. Tive que adiar essa viagem por 2 anos por causa de doença na familia, mas retomo de onde parei há exatos 2 anos. O que agora não me sai da cabeça são os campos de girassois (da lavanda já esta todo esqumatizado) . Vc sabe onde posso ver essas plantações? achei no google muitas fotos , comentarios desses campos mas não consegui uma informação precisa de alguma cidade. (Já das lavandas consegui varias fazendas e museus) Pode me ajudar, aproveito para deixar uma dica de viagem. Locação de carro aqui no Brasil é muito mais barato que na europa e seguro viagem e de carro vale a pena perguntar para o cartão de credito se eles cobrem, eu por exemplo economizei U$ 350,00 em seg saude e U$ 220,00 em seguro (all inclusive) , Com essa economia posso comprar essencias de lavanda e outras coisinhas kkkkkkkkkk

    se vc puder me responder no email agradeço.

    bjo

    Jade

  14. Olá Dri
    Tudo bem? Estaremos na Provence no final de JUN e início de JUL (10dias) e lendo o seu Blog resolvemos passar por “Gorges du Verdon”. Estaremos saindo de Nice(domingo) para Aix-en-Provence e gostaria de alguma informações sobre o local onde estacionar o carro, por onde começar o passeio, se o pedalinho é seguro(tenho uma 7D e morro de ciúmes),se vc visitou Moustiers Ste Marie, qto tempo é suficiente para o passeio, valores pagos etc..
    Um abraço e muito obrigado

    • Olá João, tudo bem?! Desculpe a demora…o blog já tá ficando com teias de aranha, hehe! É muito trabalho! hehe
      O seguinte: eu estive no pedalinho com a minha Canon XTi basiquinha, mas que amo muitoooo, hehe! Olha, seguro seguro…é mais ou menos, porque há água por todos os lados, sabe! Mas o máximo que pode acontecer é molhar a lente, fique distante dos demais pedalinhos e tudo correrá bem! E com certeza vc já protege sua lente com algum filtro como o UV, certo?! =) Se lembro bem, o pedalinho saiu por volta de 15 euros, e se prepare porque se pedala muiiiito!
      Gorges du Verdon é tudo de bom, principalmente os campos de girassóis que vc verá antes e depois de chegar lá!!! Imperdível!!! Infelizmente não deu tempo de conhecer Moustiers Ste Marie, mas eu não perderia a chance de conhecê-la, de jeito nenhum, João! O mais importante nessa viagem é ter tempo, João, pra se fazer tudo com calma e tudo o que quer, certo?! Vc irá direto de Nice pra lá, no mesmo dia?! E depois onde se hospedará para dormir depois do passeio?!
      beijos

  15. Olá Adriana!

    Seu blog tem sido muito inspirador… Em julho/12 vou para Itália e França e queria muito sua ajuda para decidir o que visitar na Toscana e na Provance. Ficarei 4 dias em cada um destes locais (sei que é muito pouco!.. mas é o possível agora) alugando carro. Meu objetivo nos dois destinos é ver campos floridos (girassóis e lavanda), comer bem e visitar lugares lindos ! Fácil , né ? Se você tivesse apenas este tempo disponível, quais cidades visitaria e onde faria sua base na Toscana e na Provance ? Me ajuda ?!

    Obrigada/Adriana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: