Primeiro dia em Athenas!

Chegamos em Athenas em uma tarde ensolarada por volta das 16:00 p.m, sendo que os sítios arqueológicos ficariam abertos no sábado de Páscoa até as 15:00!  Mas nós já sabíamos disso…no aeroporto só não pegamos o ônibus da linha X95 ( que tem como ponto final a Praça Syntagma – ao lado do nosso hotel!) porque tínhamos muitas malas e estávamos exaustos após tantas horas viajando…

Acabamos pegando uma van com um senhor muito simpático que ia nos mostrando e explicando tudo por onde andávamos, apesar da brincadeira ter saído um pouco cara, só queríamos chegar ao hotel e tomarmos um merecido banho!

Nossa primeira visão de um pedacinho da Acrópole a caminho do hotel...

Nosso hotel era o Amalia – http://www.amalia.gr/ – que ficava certamente no coração da cidade. Mesmo o quarto standart é impecável, espaçoso, limpo, arejado e bem decorado. Ele só não possui varanda, mas tem vista para o Jardim Nacional!

Tarde de primavera na rua do hotel Amalia.

O staff era sempre atencioso e prestativo, tinha internet gratuita no lobby e o café da manhã era dos Deuses!!! Fora a localização que era perfeita!!!  Estávamos a 500 m do Templo de Zeus e a 800 m da Acrópole. Tomamos um bom banho e ruaaaaaaaaaaa !!!

Rua Amalia em Athenas.

Me encantei com Athenas por ser muito arborizada, ter avenidas largas e ser limpa!!! Isso não é o que me diziam sempre…na verdade, tivemos sorte por termos ido na Páscoa!!! A cidade estava bem tranquila, com seus cachorros simpáticos dormindo na sombra, as famílias e seus bebês tomando sol e poucos turistas tirando fotos…

Um de muitos cachorros, bem cuidados, tirando uma sonequinha na sombra!

Andando poucas quadras, já conseguimos avistar uma parte da Acrópole, o que simplesmente nos deixava sem ar! Ela é impressionante mesmo!!!

E só tivemos que atravessar a rua pra chegarmos bem perto do Arco de Adriano e dos portões do Templo de Zeus, todo imponente e tão conservado!!! Tivemos que nos contentar em tirar fotos através das frestas do portão! Humpf!!!

Templo de Zeus Olímpico de 120 d.C com as 15 colunas coríntias que restaram das 104 originais!

Close up das colunas do Templo de Zeus! Lindo!

Arco de Adriano com a Acrópole ao fundo!

Atravessamos a rua, andamos um pouco mais e já estávamos no bairro mais charmoso de Athenas, Pláka! Por lá chegaríamos a Acropole!

As poucas pessoas que ficaram na cidade durante a Páscoa, estavam lá!!! Barzinhos e restaurantes charmosos, sorveterias, lojinhas de souvenirs, muitas árvores carregadas com flores em uma larga avenida somente para pedestres…um convite ideal para aquela tarde!

O encantador bairro de Plaká.

No caminho para a Acrópole...

O sol estava deixando tudo mais bonito e não dava ainda sinais de ir embora…fomos caminhando tranquilamente, observando tudo, os casarões, os pés de oliveira e alecrim por todos os lados, os pequenos e delicados edíficios, crianças jogando bola no pátio da igreja…e quando nos demos conta, já estávamos ao lado dela, sim, a Acrópole!

É de tirar o fôlego...

E continuamos seguindo em frente só que olhando pra ela…é impossível olhar para outra coisa…mesmo!!!

Sim, com vocês: A Acrópole!!!

 

Até que chegamos em uma bela praça e resolvemos seguir os outros turistas…seguimos pela direita e encontramos muitos degraus que pareciam mármore ( deslizavam até!!!)  e por um caminho de oliveiras chegamos até a fachada do Teatro de Herodes Ático de 161 d.C. Ele está tão bem conservado que ainda é aberto ao público em festivais que acontecem no verão.

Teatro de Herodes ático e o Parthenon ao fundo...Incrível !!!

Ficamos por lá um tempinho, sentamos e observamos toda aquela magnitude e resolvemos descer para conhecer os Jardins Nacionais antes de escurecer.

Tranquilidade no parque dos Jardins Nacionais.

Jardins Nacionais: refúgio para relaxar!

 O Parlamento está ao lado dos Jardins Nacionais, e do outro lado da rua encontramos a bela e grandiosa Praça Syntagma. Acabamos não vendo a troca da Guarda, mas podemos ver alguns soldados fazendo sua coreografia que mais parece com a coreografia criada pelo Monty Python no episódio “Minister of Silly Walks”, simplesmente diferente de tudo o que você já viu!!!

Parlamento e sua guarda toda trabalhada no saiote com mais de 400 pregas e sapatos com pom pom!

Praça Syntagma.

Hotéis luxuosos nos arredores do Parlamento e da Praça Syntagma.

Depois desse passeio tranquilo, voltamos para o hotel para mais uma ducha e fomos jantar na Taverna Vizantino( preços mais que justos e comida farta!!!), onde provamos o melhor Moussaka e o melhor sorvete do mundo!!! Nos arredores do centrinho de Plaka, você encontrará vários restaurantes charmosos, alguns com direito a música grega ao vivo e até a porco no rolete! hehehe.

Nosso menu muito bem servido na Taverna Vizantino segue abaixo:

Entrada: salada grega com queijo feta!!! Deliciosaaaaaaa!!!

Primeiro prato: Moussaka! Ai ai...

Segundo prato: carneiro com fritas regado a limão siciliano!

Sobremesa: o melhor sorvete do mundo! A Itália que me desculpe...mas esse era melhor!!!

Após o jantar delicioso apesar do friooooooooo inesperado após uma tarde deliciosa, fomos até uma igreja que ficava bem próxima do hotel para vermos como eles celebram essa data tão significativa!!!

A igreja fica toda iluminada com velas, todos que chegam tem uma vela na mão e trazem uma cesta com pães e frutas com toalhinhas bordadas. A igreja é pequenina, alguns entram e o restante fica ao redor da igreja, alguns rezam, outros conversam e os sinos vão tocando. O padre e seus auxiliares saem com estandartes, bandeiras e uma cruz e vão cantando e orando ao redor da igreja. 

Da praça Syntagma, pudemos avistar a procissão para a igreja de São Jorge que aconteceu no Monte Lycavittus. Teve uma linda queima de fogos após a meia noite por lá!  É difícil explicar, é algo que você sente…muita energia, muita mesmo!!! Foi muito especial estar lá nessa data!!!

E assim terminou nossa primeira noite mágica, congelados de frio, em Athenas.

 

Anúncios

~ por Adriana em 05/05/2010.

Uma resposta to “Primeiro dia em Athenas!”

  1. Que especial estar na Grécia na Páscoa…sei que foi um pouco preocupante pensar em pegar os monumentos fechados, mas o Décio comenta que é uma época maravilhosa para se estar na Grécia. Deve ter sido uma linda noite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: