Sítio Arqueológico de Delos

Descobri Delos no bloguito da Luisa, Arquivo de Viagens…e quando vi aquelas fotos, tive certeza que queria ir pra lá um dia!

Delos, mais conhecida como a "Ïlha dos Deuses"!

Por isso reservei 3 noites em Mykonos, porque na minha cabecinha, um dia seria destinado inteiramente para visita a Delos. E segui a recomendação da Luisa…mal chegamos ao hotel pra deixarmos nossas malas, e já fomos correndo até o porto para garantir nossa passagem até lá.

Descendo do barquinho rumo a entrada do sítio...parada para registrar essa cor do mar! Lindo demais!

Atenção, pessoal: para comprar as passagens é preciso ir até uma pequenina guarita no porto velho de Chora. As opções eram: somente uma saída as 10:00 ou as 14:00, por 17 euros, ida e volta. Escolhemos o horário das 10:00, sendo que a viagem de barquinho ( porque é um barquinho mesmo! RS!) leva cerca de 40 a 50 min, isso porque estava ventando muito e estávamos contra o vento! Se eu fiquei com medo das ondas, do vento e do barquinho???? Mas, claaaaro que fiquei! Deu um jeito de ir pra porta e ficar com o vento na cara, olha, isso ajuda, ao menos, no meu caso, ajuda e muito! 

Vista do mar da entrada do sítio arqueológico.

Vamos falar de Delos…a incrível Delos!  Sim, Delos é conhecida como a ” Ilha dos Deus” isso porque é uma ilha desabitada, sendo um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia. 

Sem palavras...

De acordo com a mitologia grega, Zeus teria engravidado Leto, que com pavor da vingança de sua esposa, Hera, buscou refúgio na ilha de Delos, sempre envolta por brumas, para dar luz a seus filhos, Apolo e Artemis. Hera buscando vingança teria subornado a deusa do nascimento, Elythia, para que prolongasse o trabalho de parto de Leto. Quando os deuses, Apolo e Artemis finalmente nasceram, as brumas da ilha se dissiparam e seu nome mudou de Adelos (invisível) para Delos ( visível). Durante o tempo, guerreiros se dirigiam até a ilha para consultar o oráculo sagrado, o segundo mais importante, depois de Delfos.

Inclusive, o conjunto das ilhas Cíclades tem esse nome devido ao fato de suas ilhas estarem dispostas ao redor de Delos. As escavações começaram em 1872 e continuam até hoje.

Pra mim, isso só pode ser criação de Deuses mesmo...

Voltando a super travessia de barco de Mykonos até Delos, quando começamos a avistar as ruínas, meu Deus, aquilo é tão incrível! Só uma coisa me aborreceu…quando descemos do barco, já era 10:45 e o capitão falou que nos pegaria no mesmo local as 13:00. Fiquei passada…queria curtir a ilha com tranquilidade e isso acabou não acontecendo, porque a ilha é enorme e a menor trilha leva cerca de 2 horas. Bom, era o que tinha pra aquele dia, bora desvendar o que era possível certo?! A entrada para o sítio foi 6 euros com direito a mapa mega informativo com dicas de trilhas e tudo mais.

Nos arredores do Templo de Hera.

Mas mesmo tendo conhecido apenas, sei lá, cerca de 60% do sítio, tudo o que vimos foi inesquecível. Muitos templos foram construidos ao longo do tempo, como o muito bem conservado Templo de Isis. Andando por trilhas estreitas envoltas por flores pequeninas e coloridas, fomos passando por ruinas das casas, por belos mosaicos e esculturas assim como os incríveis leões de mármore esculpidos há 2600 anos…uauuuuu!!!

Trajeto que dá acesso as casas como a de Dionísio...

Ruínas da Casa de Dionisio.

House of Trident

House of the Masks

Fomos seguindo a trilha das casas, subindo e descendo no meio do mato, literalmente…encontramos as ruinas do Teatro e de lá avistamos o incrível Templo de Isis que fica no Santuário dos Deuses Egípcios. Não sei se lembram que eu disse que a saga dos calangos saltitantes não acabava em Red Beach…pois é, aqui nesse cenário dos Deuses, os calangos me encontraram! Ah não…depois disso,eu fiquei morrendo de medo de passar por aquelas trilhas mas eu tinha como meta encontrar os leões de mámore e eles estavam do outro lado da ilha! Então eu agradeci aos Deuses por estar de tênis, ou seja, muito mais protegida dos calangos e contei com a super ajuda da minha super mãe e do maridão que ficavam batendo o pé bem forte no chão pra depois eu passar…hahahaha! Parece uma comédia, mas esse meu medo é antigoooo! Mas voltando ao Templo de Isis…

Santuário dos Deuses Egípcios

Templo de Isis, incrivelmente conservado!

Suspiros...

Seguindo o nosso mapinha, antes de chegarmos aos leões, deveríamos passar no Museu que abriga os verdadeiros leões de mármore, assim como alguns belos mosaiscos e esculturas.

Voltando para mais histórias, é estimado que no séc. I d.C, cerca de 30.000 pessoas viviam nessa pequena ilha e cerca de 750.000 toneladas de mercadorias poderiam ser transportadas através de seu porto. A prosperidade da ilha e as relações comerciais com o Império Romano foram a principal causa de sua destruição. Delos foi atacada e saqueada duas vezes: em 88 a. C pelos Mithridates, Reino de Pontus ( um inimigo dos romanos) e mais tarde, em   69  a. C.  pelos piratas de Athenodorus, um aliado de Mithridates. A partir de então, a ilha foi gradualmente sendo abandonada vendo seu declínio chegar a galope.

Os verdadeiros leões com mais de 2600 anos…prefiro os falsos no meio da paisagem, mas tudo bem!
Interior do museu, uma excelente pausa do sol e segurança contra os calangos saltitantes!

Lá no museu, encontramos um café e banheiros na parte inferior do prédio.  Hora de seguir adiante para mais paisagens únicas…

E essas flores linda por todo o caminho...a alegria das crianças era fazer buquês com elas!

Seguimos andando até que chegamos a um dos mais belos cartões postais da ilha…sim, agora com vocês, os famosos Leões de Naxians.

Lions of the Naxians

Só sei que o tempo deu certinho…não vou mentir, foi tudo bem corrido, mas valeu cada minuto na ilha! O barco aportou 5 minutos antes e então era chegada hora de se despedir da morada dos Deuses e correr!!!

Impossível esquecer desse lugar mágico, da cor desse mar...

Olha o nosso barquinho no canto direito, se bem que na volta, o barco era maior e tinha até deck superior! Bora lá!

Avtío, Delos!

~ por Adriana em 15/11/2010.

10 Respostas to “Sítio Arqueológico de Delos”

  1. Oi querida. Já estava com saudade dos seus lindos posts. bjus.

    • Obrigada querida Hortência, obrigada mesmo!!!
      Demorei muito pra postar, tanta correria…mas ficamos muito felizes quando vimos o post assim, prontinho, não é?!
      beijinhos,
      Adri.

  2. Eu vi que vc foi para a Grécia na Páscoa. O que achou de viajar neste período, tinha muita coisa fechada? Estou pensando em ir na Páscoa de 2011, mas tenho dúvidas se será uma boa ideia.

    Desde já agradeço,
    Patrícia

  3. Olá Patricia, tudo bem?! Tudo funciona muito bem nessa época, inclusive na sexta feira santa, jantamos em Athenas muito bem!!!
    O único dia em que encontramos o comércio fechado foi no domingo de Páscoa e mesmo assim conseguimos subir o Monte Lycabetus via teleférico, sem problema algum!
    Amamos viajar nesse período, dias lindos e longos, sem sol de rachar…e sem multidão de turistas!
    Super recomendo!
    beijos,
    Adriana.

  4. Oi Adriana!!!
    Mandei uma mensagem pelo Facebook mas você não respondeu…ainda está pendente a minha solicitação de amizade, me aceite para podermos nos comunicar.
    Também preciso de dicas sobre as viagens!!
    Bjs

  5. Que fotos! Eu ñ fui a Mikonos, e fiquei triste porque tinha muita vontade de Delos. E depois deste post, a vontade só aumentou!!!

    beijos

    • Olá Patricia, obrigada pela visita e pela força de sempre, viu?!
      Olha, eu acho q vc deve voltar, usa isso como desculpa, e vaiiiii!!! É lindo demais!!!
      beijinhos,
      Dri

  6. Descobri o seu blog por acaso pois estou pensando viajar de carro até à Provença (sou de Portugal) e agora estou adorando “revisitar” alguns dos lugares por onde já passei. Quando estive em Delos a ilha estava amarelinha, amarelinha. As suas fotos me mostram um outro lado de Delos, com muito verde. Lindas fotos!

    bjs

  7. Olá, gostei muito do seu blog. Eu tenho um, o http://www.toindoparaaitalia.blogspot.com . Estou fazendo uma seleção de posts de outros blogs sobre a Itália e encontrei ótimas postagens no seu. Vou indicar seu blog e as postagens ok?
    Abs

  8. Dri, amei as dicas!!! Vou usar muito na viagem!! Estou na contagem regressiva pra essa viagem!! Bjos

Deixe um comentário

 
